Produtos em Impressão Offset
Impressão offset
A Impressão Offset é a modalidade de gráfica mais popular no setor comercial e industrial. Isso se deve à altíssima qualidade dos impressos, que ainda não foi equiparada por outras tecnologias, e à grande variedade de materiais em que você pode realizar a Impressão Offset.
Para completar, devido ao processo de impressão utilizado, a modalidade Offset oferece o melhor custo-benefício para grandes demandas. Quanto maior a demanda, mais você se beneficia do preço fixo da Impressão Offset, reduzindo o custo por impresso.
Para alcançar esse alto nível de qualidade, o processo da Impressão Offset é mais complexo do que o da Impressão Digital. Primeiro, é preparada uma chapa metálica chamada matriz, na qual é gravada a imagem da impressão a partir de um arquivo digital. De certa forma, é como se a impressão utilizasse um “molde”.
A seguir, o processo de impressão segue o fundamento da repulsão entre água e óleo. A tinta, que é um material oleoso, é misturada à água e a tinta se fixa somente nas áreas demarcadas da matriz. Ou seja, a água vai para as áreas que não devem ser impressas e a tinta para onde a impressão deve ser feita.
A Impressora Offset conta com três cilindros diferentes. Em um deles, é presa a matriz. No meio, se encontra um cilindro preso a um material emborrachado, que se chama blanqueta. Por fim, há um cilindro com o substrato. Isto é, o material onde a imagem final deve ser impressa.
Quando os cilindros começam a girar, a matriz entra em contato com a blanqueta, que absorve a tinta. Ou seja, a blanqueta é “impressa”. A seguir, a blanqueta entra em contato com o substrato, transferindo a tinta para ele e formando a imagem.
Esse processo de impressão indireta contribui para que a resolução da imagem fique mais alta, pois a blanqueta retém os excessos de tinta, evitando machas e borrões. Trata-se de um procedimento altamente preciso e higiênico.
Na Impressão Offset, são utilizadas matrizes diferentes para cada cor. Em outras palavras, não se imprime a imagem toda de uma vez só. O processo de impressão é repetido até que a imagem contenha todas as cores necessárias.
As cores utilizadas são CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), também conhecidas como quadricomia. A sua combinação é capaz de formar milhões de cores, e também é possível utilizar tons da escala Pantone, que não estão disponíveis para Impressão Digital.